- A onda estacionária na corda A, sem tensiômetro: reconhecer e/ou descrever a onda transversal e os elementos de onda; calcular a velocidade de propagação de uma onda numa corda; verificar a influência da tensão na formação de ondas nas cordas vibrantes; identificar e/ou descrever reflexão de ondas em cordas e interferência de ondas em cordas.
- Comparando a onda estacionária na corda A e na corda B, sem tensiômetro: reconhecer e/ou descrever a onda transversal e os elementos de onda; calcular a velocidade de propagação de uma onda numa corda; verificar como a força de tração influi na formação de ondas nas cordas vibrantes e como a densidade linear influi na formação de ondas nas cordas vibrantes; identificar e/ou descrever reflexão de ondas em cordas e interferência de ondas em cordas.
- A onda estacionária na corda composta, sem tensiômetro: comparar a amplitude da onda nas diferentes porções de uma corda vibrante composta; comparar comprimento de onda nas diferentes porções de uma corda vibrante composta; verificar como a densidade linear influi na formação de ondas em uma corda vibrante composta.
- A expressão de Taylor aplicada a uma corda vibrante, com/sem tensiômetro: calcular a velocidade de propagação da onda na corda por meio da expressão de Taylor; verificar como a força de tração influi na formação de ondas numa corda vibrante; verificar como a densidade linear influi na formação de ondas numa corda vibrante.
- Onda estacionária numa mola helicoidal, sem/com tensiômetro: identificar e/ou descrever onda mecânica longitudinal em molas e elementos de uma onda; verificar como a força de tração influi na formação de ondas longitudinais em molas vibrantes.
Experimento: Conjunto de ondas mecânicas com frequencímetro digital e transdutor eletromagnético
Guia:
Objetivo do experimento: