Sem nome 580 x 309 px

 

 

 

A Comissão Interna de Acessibilidade do Campus UFRJ – Duque de Caxias convida a todos para a palestra do Prof. José Otávio Motta Pompeu e Silva (NCE/UFRJ) intitulada “A minha jornada no autismo” a ser realizada no dia 22/05/25 (quinta-feira) às 12 horas no Auditório do Bloco C.

José Otávio Motta Pompeu e Silva é professor do NCE da UFRJ, terapeuta ocupacional (UFSCar), mestre e doutor em Artes (UNICAMP), com pós-doutorados em Cultura Digital (PACC/UFRJ, sob orientação de Helô Teixeira da ABL) e em Inteligência Artificial na Finlândia. Possui especialização em Educação a Distância (UFF). Foi convidado como especialista em educação inclusiva e autismo na Conferência da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em Nova York. Atuou como professor visitante nos EUA, Finlândia e Noruega. Atualmente escreve Re-Cordis: a minha jornada no autismo, e colabora no livro Tratado sobre o Transtorno do Espectro Autista (2025 - no prelo), dá palestras e apoia famílias e crianças autistas no Brasil. No tempo livre, faz sorvetes artesanais.

 

 

Calendário Pint Caxias 1.pdf 580 x 309 px 1

 

Já pensou aprender sobre ciência em um bar, de um jeito leve e descontraído? 🍻

Vem aí o Pint of Science, evento internacional que conecta cientistas e público em locais fora do ambiente acadêmico.

Dias 19,20 e 21 de maio.

 

Programa completa 

Imagem de divulgação 1

III Fórum de Extensão Universitária 2025

 

Criando pontes entre a universidade e a Baixada Fluminense, o evento aborda a extensão universitária e suas implicações.

 

*Abertura do evento*
- Início do evento às 08:45h.

*Apresentações e pitchs de sucesso*
- Palestra com Prof. Roberto Tarazi do SEBRAE sobre como fazer apresentações eficazes.

*Extensão Universitária: histórico e diretrizes*
- Prof. Theo Luiz Ferraz discute a evolução da extensão universitária e suas diretrizes.

*Desafios da Extensão Universitária*
- Dr. Rafael Navarro aborda os desafios e as oportunidades na extensão universitária.

*Intervalo*
- Pausa para almoço das 12:00h às 13:30h.

*Mesa redonda – estudantes extensionistas*
- Discussão com estudantes sobre suas experiências em projetos de extensão.

*Extensão universitária e justiça climática*
- Profa. Cleonice Puggian fala sobre a interseção entre extensão universitária, educação e justiça climática feminista.

*Meninas da Baixada Fluminense e nanotecnologia*
- Profa. Mônica Lacerda apresenta o trabalho de meninas da Baixada Fluminense na área de nanotecnologia.

*Caxias Conecta*
- Profa. Juliany Rodrigues apresenta o projeto "Caxias Conecta", ainda a confirmar.

*Encerramento*
- Encerramento do evento às 17:00

  

 

 

 

Design sem nome 4

Pint Of Science Caxias e Petrópolis 2025

 

Já viram, né? Maio vai estar bombando de eventos de extensão.

Vocês conhecem o Pint of Science?
É o maior festival de divulgação científica no mundo!

O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

Um brinde à Ciência!!!🍻
Um brinde aos nossos bares colaboradores!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula aberta para os alunos do Campus nesta quinta feira dia 2404 580 x 309 px 1

 

DISCIPLINA: EM BUSCA DOS SABERES NEGROS E INDÍGENAS

Venham participar dessa confluência de conhecimentos!!!

 

A aula aberta vai ocorrer na sala 206 C as 9h .

 

CAPES logo faperj logo cnpq Logo Ouvidoria
UFRJ Polo Xerém
Desenvolvido por: TIC/UFRJ