MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO
PROJETO VIDA DE ESTUDANTE
O que é ser estudante da UFRJ? Quais as potências? Quais os desafios? Vamos conversar sobre isso?
Estão abertas as inscrições para o Projeto Vida de Estudante, pensado para abordar assuntos relacionados ao percurso do estudante na graduação desde sua entrada na UFRJ até a finalização do curso.
Os encontros vão acontecer às segundas-feiras, nos dias 11, 18, 25 de agosto, 01, 08 e 15 de setembro, às 10h .
A cada encontro há um tema diferente: Identidade Universitária; Organização de Estudos e Estratégias de Relaxamento; Vida Pessoal X Vida Estudantil; Assistência estudantil nas trajetórias acadêmicas da UFRJ; Estágio: trabalho ou não?; Acabou e agora? A vida após a conclusão do curso.
As temáticas se relacionam e a presença nos seis dias é importante, sendo necessária a participação de, no mínimo, 75% para ter direito ao certificado de horas complementares (é permitido apenas uma falta).
Os encontros acontecerão de forma remota via Plataforma Google Meet e os estudantes selecionados receberão por e-mail o link das reuniões.
As inscrições devem ser realizadas por formulário eletrônico até o dia 01/08 às 23:59 horas.
Link de inscrição: https://forms.gle/4q4jY3dg9D5ptDmA7
Dispensa de Licitação
Este manual foi elaborado com base na Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), nas percepções dos servidores e nas particularidades da realidade organizacional do Campus UFRJ – Duque de Caxias. Seu objetivo é orientar e aperfeiçoar a implementação dos processos de contratação pública no âmbito do setor de compras, promovendo maior eficiência, conformidade legal e padronização das práticas institucionais.
Além disso, o manual serve como instrumento de apoio à capacitação contínua dos servidores envolvidos nas atividades de compras públicas. Ao integrar o mapeamento de processos com propostas de formação, a publicação visa ampliar a compreensão das etapas executadas, fortalecer a aprendizagem coletiva e beneficiar todos os participantes do ciclo de contratações no campus.
Manual de Dispensa de Licitação aqui
Tutorial SEI - Abertura de Processo - aqui
Prof. Robson Roney Bernardo http://lattes.cnpq.br/5135646289746675
Diretor Adjunto de Pós-Graduação do Campus UFRJ Duque de Caxias
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor adjunto Universidade Federal do Rio de Janeiro no Campus UFRJ Duque de Caxias e suas pesquisas estão ligadas a área de nanotecnologia através de sínteses e caracterização destas nanopartículas.
Carta de Serviços
Apresentação
A Lei nº 13.460, de 26 de Junho de 2017, de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos, entrou em vigor e se traduz em mais um mecanismo de acesso cidadão aos serviços públicos. Ela estabelece normas básicas para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública. É, portanto, mais um marco legal para a transparência, o aperfeiçoamento, a eficácia e o controle desses serviços. É, também, um instrumento que viabiliza a participação cidadã e contribui para dar efetividade aos direitos daqueles que se relacionam com as instituições públicas.
A nova lei aplica-se à administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e subsidiariamente aos serviços públicos prestados por particular. Prevê alguns direitos básicos ao usuário dos serviços: urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia no atendimento, proibindo qualquer tipo de discriminação.
Estabelece que o atendimento deve ser feito por ordem de chegada, ressalvados os casos de urgência e as prioridades asseguradas por lei. A autenticação de documentos é realizada pelo próprio agente público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, ficando vedada a exigência de reconhecimento de firma, salvo em caso de dúvida de autenticidade. Determina, ainda, para impedir qualquer ruído de comunicação, o uso de linguagem adequada, acessível, simples e compreensível, evitando-se o uso de siglas, jargões e estrangeirismos.
Bastante relevante é a previsão legal de aplicação de soluções tecnológicas que visam à simplificação de processos e procedimentos de atendimento ao usuário e pretendem propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações. A UFRJ está comprometida com essa possibilidade!
Disponibilizamos, neste portal eletrônico, a Carta de Serviços ao Usuário do Campus UFRJ Duque de Caxias, reafirmando o nosso compromisso, entre outras ações, de dar publicidade a informações sempre atualizadas sobre os serviços prestados e formas necessárias de acessá-los, requisitos, documentos, mecanismos de comunicação com os usuários, conforme estabelecido pelo Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.
Entendemos que esse é mais um serviço da UFRJ que dignifica a cidadania, amplia a sua comunicação com a sociedade e, ao mesmo tempo, contribui para concretizar a sua função social, tornando-a mais acessível e inclusiva.
A relação de todos os serviços oferecidos pelo campus ufrj duque de caxias pode ser consultada aqui